quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educação Infantil

Ao tratar da Educação Infantil, a Constituição Federal atribuiu aos municípios a responsabilidade de oferecê-la e manter as instituições voltadas para esse fim. Até então, grande parte das creches tinha caráter comunitário ou filantrópico e era mantida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social - modelo que continuou a existir ainda por um bom tempo. De certo modo, essa organização determinou a característica assistencialista com a qual esse nível de ensino surgiu e se firmou: as crianças iam para a creche para que os pais pudessem trabalhar e, lá, se esperava apenas que recebessem os cuidados básicos relativos à higiene, à alimentação e à segurança física. O investimento em creches e em profissionais especializados também é essencial para o pesquisador. "Os países precisam de mão-de-obra capacitada para lidar com alunos na faixa dos zero aos três anos. É uma fase crucial para o desenvolvimento neurológico, físico, lingüístico e motor das crianças", afirma. Ele aponta a experiência filandesa como modelo. No país, o desenvolvimento e aprimoramento lingüístico das crianças começa logo cedo, na primeira infância. Aos 14 anos, os finlandeses já são os melhores leitores de textos científicos do mundo, diz Bennet. Distanciando-se dos exemplos nórdicos, o pesquisador ressaltou a importância de se analisar bem os modelos econômicos e a cultura local de cada país antes de implantar novos modelos de cuidado infantil. Ele diz que é comum que em países em desenvolvimento, os pais tenham que arcar com os custos de creches particulares e que os professores sejam mal assistidos pelo Estado, o que se reflete numa educação deficitária. "Se não houver profissionais bem treinados, esses centros não terão qualidade. E profissionais bem treinados são caros", alerta. 
Sua última mensagem foi um conselho para o Brasil. É importante examinar políticas públicas bem sucedidas no exterior. Mas o Brasil precisa criar suas próprias políticas voltadas para suas necessidades específicas. Buscar dentro do seu sistema de ensino bons exemplos que possam ser reproduzidos é um caminho.

Referencias: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/

Um comentário: